Volkswagen Mark IV Forum banner

Problema do ar condicionado MKV 00229 Pressão do refrigerante - Limite inferior não atingido

33K views 9 replies 3 participants last post by  NooNoo  
#1 ·
Alguém pode ajudar / aconselhar. Estou a ficar maluco. Há alguns dias liguei o meu ar condicionado. Poucos segundos depois ouvi um assobio alto e agudo. Desliguei o motor, mas o ruído ainda estava presente. Desliguei a bateria, novamente o ruído ainda presente. Depois de aproximadamente 1 minuto, o assobio parou, mas consegui ouvir um chiado como se houvesse uma fuga. Desliguei um tubo de vácuo, mas nenhuma alteração. O chiado vinha da área do compressor do ar condicionado. A partir daí, o meu ar condicionado parou de funcionar. Pensando que havia uma fuga, mandei verificar. Teste de pressão até 15 psi, sem fugas. Teste de vácuo, tudo ok. Recarregado. 600g foram recuperados e recarregados com os 545g recomendados. Ainda não funciona. Verificado com máquina de diagnóstico e o código armazenado para 00229 - ativo/estático - Pressão do refrigerante - Limite inferior não atingido. O código não será limpo.

Então, para confirmar, não há fugas e 600g foram recuperados do sistema e foram recarregados com 545g, mas ainda não funciona. Código armazenado e não será limpo. Alguma sugestão / pensamento?

Obrigado antecipadamente

Enviado do meu Redmi 4 usando o Tapatalk

#2 ·
Pode alguém ajudar / aconselhar. Estou a ficar maluco. Há alguns dias, liguei o meu A/C. Poucos segundos depois, ouvi um assobio alto e agudo. Desliguei o motor, mas o ruído ainda estava presente. Desliguei a bateria, novamente o ruído ainda estava presente. Após aproximadamente 1 minuto, o assobio parou, mas consegui ouvir um chiado como se houvesse um vazamento. Desliguei um tubo de vácuo, mas nenhuma alteração. O chiado vinha da área do compressor do ar condicionado. A partir daí, o meu A/C parou de funcionar. Pensando que havia um vazamento, mandei verificar. Teste de pressão até 15 psi, sem vazamentos. Teste de vácuo, tudo ok. Recarregado. 600g foram recuperados e recarregados com os 545g recomendados. Ainda não funciona. Verificado com máquina de diagnóstico e o código armazenado para 00229 - ativo/estático - Pressão do refrigerante - Limite inferior não atingido. O código não será limpo.

Então, para confirmar, não há vazamentos e 600g foram recuperados do sistema e foram recarregados com 545g, mas ainda não funciona. Código armazenado e não será limpo. Alguma sugestão / pensamento?

Obrigado antecipadamente

Última atualização,
Depois de alguns dias de pesquisa, etc., meu plano era conectar manômetros para verificar a pressão alta e baixa.
A alta pressão era de 50 psi e a baixa estava flutuando entre 18 e 25 psi durante o funcionamento, o que parecia muito baixo e não fazia sentido em relação ao código acima. Recuperei o gás novamente, mas desta vez apenas 75g!! Então deve haver um vazamento. Novamente tentei um teste de pressão, mas sem vazamentos! Manteve a pressão em torno de 40 psi.

Realizado um teste de vácuo para -30 psi. Ainda sem vazamentos. Então, recarreguei o sistema novamente. A especificação no capô é de 525 +/-25g, então, levando em consideração as mangueiras, desta vez recarreguei para 570g e adicionei 10mm de óleo e 10mm de corante. Em torno de 550g, ouvi novamente o assobio agudo vindo da área do compressor. Executei o sistema por alguns minutos para circular o corante. Embora estivesse vazando, verifiquei novamente as pressões alta e baixa, mas desta vez, tanto a alta quanto a baixa estavam em 100 psi com o motor em funcionamento. Isso certamente indicaria uma falha cara na válvula, mas isso está no painel corta-fogo e o vazamento está na área do compressor. É muito estranho que eu tenha desenvolvido duas falhas de uma vez! . Desde então, tentei procurar vazamentos usando uma luz UV, mas ainda não consigo ver nada.

Com tudo o que foi dito, seria possível que a válvula de controle no compressor estivesse vazando e não regulando a pressão corretamente?

Mais uma vez, obrigado antecipadamente
54cd9424d2f9ecb8bfa98ef6a31dd675.jpg
89eca22e9c770da42c51fdf44f00025d.jpg

#3 ·
Boa investigação e muito minuciosa.

Só posso acrescentar que a fuga do meu AC Ed30 era do sensor do lado de alta pressão, um tubo de alumínio logo acima da área do compressor. Evidentemente, isso foi causado por um lote ruim de epóxi do sensor. Sibilava como uma cobra.

Isso é tudo o que posso acrescentar :)

• Like
Reactions: BobIzYaUncle
#4 ·
Boa investigação e muito minuciosa.

Só posso acrescentar que a minha fuga de AC Ed30 era do sensor do lado de alta pressão, um tubo de alumínio logo acima da área do compressor. Aparentemente, isso foi causado por um lote ruim de epóxi do sensor. Sibilava como uma cobra.

Isso é tudo o que posso acrescentar :)
Obrigado pela resposta. Sim, o sibilo soa igual. Só quando ele está totalmente gaseificado é que ouço o assobio agudo. Vou desmontá-lo esta semana para uma análise mais detalhada por baixo

#5 ·
CLASSIFICADO . . . Era o sensor de alta pressão que estava vazando.

Desgaseificado, fiz outro teste de pressão desta vez até 5 bar, então o ruído agudo começou. Acho que não pressurizei o sistema o suficiente da última vez. De qualquer forma, o ruído agudo parou, mas podia-se ouvir um chiado, então fui para baixo com a bandeja inferior desligada e mexi um pouco. Parecia estar vindo do sensor de pressão. Então removi a pressão, removi o sensor e testei novamente. Tudo ok, sem vazamentos. Substituí o sensor por uma nova unidade Denzo da euro por apenas £ 30, regaseifiquei e tudo está bem.

Espero que isso ajude mais alguém com problemas

#6 · (Edited by Moderator)
:)

#7 ·
Então era o mesmo problema que o meu!

A epóxi do sensor falha.

Eu acho que meu sensor OEM foi £47.

Ótimo resultado.

Embora eu tivesse corante no sistema, não havia evidências de vazamento do sensor. No entanto, o vazamento / chiado parou assim que removi o sensor.
Fico feliz que esteja resolvido. Obrigado pelo aviso

#8 ·
Sim, o receptáculo do sensor tem uma válvula de esfera para impedir a passagem se você removê-lo? Portanto, nenhuma perda de gás?

Preciso tentar isso no Eddy dela, que também não tem ar condicionado funcionando.

#9 · (Edited by Moderator)
Sim, o tubo de subida é como uma válvula Schrader, o sistema está fechado apesar da remoção do sensor. Chave enorme num espaço apertado, 21 mm? Também precisa de choque para remover, tubo de subida de alumínio frágil.

Esta foi uma reparação gratuita da VW, se bem me lembro, para os carros afetados.

Eu paguei pela minha lol, não gosto que a VW toque nos meus carros.

#10 · (Edited by Moderator)
  • Like
Reactions: BobIzYaUncle