Volkswagen Mark IV Forum banner

Troca de motor 1.4 16v para 1.6 16v

2.9K views 5 replies 3 participants last post by  northpole  
#1 ·
Olá pessoal,

Feliz Ano Novo.

Juntamente com o ano novo, um novo ruído começou a soar do meu motor. Como o motor tem cerca de 220 mil milhas, estou pensando que é hora de trocar o motor (ele também está queimando muito óleo). Como esse é o meu carro diário, estava pensando em adicionar um pouco mais de potência sem causar muitos problemas.

Então, depois de muita pesquisa, entendi que convertê-lo para 1.6 16v é quase plug and play. Motor, ECU e codificação, certo?

Então, como estou planejando fazer a troca sozinho, tenho algumas perguntas.

1. Preciso trocar a bomba de combustível ou a do 1.4 é suficiente?
2. Preciso mexer nos sistemas de refrigeração ou frenagem?
3. O meu tem corpo de borboleta a cabo, então preciso encontrar um 1.6 com corpo de borboleta a cabo novamente para não mexer nos pedais, chicotes elétricos, etc. O corpo de borboleta do 1.4 servirá ou preciso encontrar um do 1.6? E, se sim, quais códigos de motor têm corpo de borboleta a cabo?
4. Preciso trocar mais alguma coisa além do que foi dito acima?

Qualquer informação extra será muito apreciada.

#3 ·
Concordo com o acima, neste momento não vale a pena fazer a troca do motor, a menos que a carroceria em si signifique muito para você ou se você apenas quiser a experiência de fazer uma troca.

De qualquer forma, respostas abaixo:
1) A bomba de combustível funcionará bem. Verifique os números das peças online para bombas de combustível de um 1.4 e um 1.6 se quiser verificar por si mesmo.
2) Os freios estarão bem, mas o 1.6 16v tem um radiador maior que o 1.4.
3) Nenhum dos motores 1.6 16v usava um corpo de borboleta a cabo, todos são drive by wire. O 1.6 8v, no entanto, usava um corpo de borboleta a cabo. Os códigos do motor são BFQ ou AVU. Em ambos os casos, o corpo de borboleta 1.4 é menor que o 1.6. Acho que o corpo de borboleta 1.4 tinha 10 mm a menos de diâmetro.
4) Acredito que os eixos e a caixa de câmbio são diferentes no 1.6 em relação ao 1.4, e o mesmo acontece com o painel/relógios. O conta-giros 1.6 tem uma linha vermelha mais alta que o 1.4. Se você pegar um kit de ECU de um carro, não precisará codificar nada. O kit deve incluir ECU, painel de instrumentos, chaves e tambores de fechadura.

#4 ·
Sério, apenas compre um 1.6 16v, será mais barato e muito mais fácil... transfira suas coisas boas para o carro novo e venda o antigo para o ferro-velho... as únicas trocas de motor que valem a pena são o 1.8t ou r32. O resto é desperdício de dinheiro e tempo.
Eu estava esperando esse tipo de resposta. Você acha que sua resposta adicionou algum valor ao tópico?
Concordo com o acima, neste ponto não vale a pena fazer a troca do motor, a menos que a própria carroceria signifique muito para você ou se você apenas quiser a experiência de fazer uma troca.

De qualquer forma, respostas abaixo:
1) A bomba de combustível funcionará bem. Verifique os números das peças online para bombas de combustível de um 1.4 e um 1.6 se quiser verificar por si mesmo.
2) Os freios estarão bem, mas o 1.6 16v tem um radiador maior que o 1.4.
3) Nenhum dos motores 1.6 16v usava um corpo de borboleta por cabo, todos são drive by wire. O 1.6 8v, no entanto, usava um corpo de borboleta por cabo. Os códigos do motor são BFQ ou AVU. Em ambos os casos, o corpo de borboleta 1.4 é menor que o 1.6. Acho que o corpo de borboleta 1.4 tinha 10 mm a menos de diâmetro.
4) Acredito que os eixos e a caixa de câmbio são diferentes no 1.6 em relação ao 1.4, e o mesmo acontece com o painel/relógios. O conta-giros 1.6 tem uma linha vermelha mais alta que o 1.4. Se você conseguir um kit de ECU de um carro, não precisará codificar nada. O kit deve incluir ECU, painel de instrumentos, chaves e cilindros de fechadura.
Muito obrigado pelas informações. É meu primeiro carro e gostaria de mantê-lo o maior tempo possível. Além disso, é uma boa plataforma para trabalhar e ganhar alguma experiência.

Pequena atualização, o meu não é um DBC, é um DBW eventualmente. Então eu deveria ter muito mais opções de código do motor, certo?

Eu estava tentando evitar a troca do painel de instrumentos, chaves e cilindros de fechadura. A codificação será mais rápida/fácil/barata.

#5 ·
Eu estava esperando esse tipo de resposta. Você acha que sua resposta adicionou algum valor ao tópico?

Muito obrigado pelas informações. É meu primeiro carro e gostaria de mantê-lo o maior tempo possível. Além disso, é uma boa plataforma para trabalhar e ganhar alguma experiência.

Pequena atualização, o meu não é um DBC, é um DBW eventualmente. Então eu deveria ter muito mais opções de código do motor, certo?

Eu estava tentando evitar trocar o painel de instrumentos, as chaves e os tambores das fechaduras. A codificação será mais rápida/fácil/barata.
Sim, DBW significa que você pode escolher entre ATN/AUS/AZD/BCB. BCB é a última iteração e a do meu carro. Eu escolheria AZD ou BCB.

Você pode manter seu cluster atual, apenas o seu conta-giros precisaria ser dimensionado corretamente. Você sempre pode apenas trocar as lâminas e a escala e, em seguida, manter o próprio cluster.